Psicologia
Hoje em dia a psicologia está presente nas mais diversas áreas, com as mais diversas funções, desde a intervenção clínica em consultório, às intervenções sociais, em escolas, empresas e grandes organizações (automóvel, seguros, tecnologia, aeroespacial) e até nos governos. Perfazendo mais de 100 anos de história como ciência, o conhecimento específico adquirido ao longo dos anos, com a integração do conhecimento de diversas disciplinas dentro e fora da psicologia propriamente dita, estabeleceram um quadro teórico extenso, técnicas e modelos de intervenção que contribui para uma melhor compreensão e a qualidade de vida das pessoas.
O sofrimento psíquico pode manifestar-se de várias maneiras que impedem as pessoas de ter qualidade de vida pessoal, relacional, social e profissional. Esta doença pode manifestar-se de diversas formas nomeadamente pela desregulação da alimentação, do sono, do humor, aprendizagem, das adições entre outras situações. O agravamento da doença manifesta-se quando deixa de afetar só a pessoas individualmente e transcende para as várias áreas da nossa vida, as relações, o trabalho e a família.
A psicologia clínica é uma especialidade da psicologia, complexa e abrangente, que estuda o ser humano nas suas múltiplas componentes, intervindo nas pessoas, famílias ao longo das suas vidas, em grupos e empresas, aplicando esse conhecimento nos mais diversos problemas. A forma de intervenção contempla uma avaliação, um plano de intervenção e o seguimento em consultas.